Ciências da Comunicação
Universidade Fernando Pessoa
Cidade: Porto
-
Objetivo Geral
Grau: Mestrado em Ciências da Comunicação– Relações Públicas, Marketing e Publicidade
– Jornalismo
Apresentação:
O Mestrado em Ciências da Comunicação pretende capacitar e aprimorar a formação de profissionais nas áreas do Jornalismo, das Relações Públicas, Assessoria de Comunicação, Produção, Tecnologias, Marketing e Publicidade.
Visando seu diferencial para a empregabilidade, o curso promove o equilíbrio entre o estudo teórico das áreas científicas e a formação prático-laboratorial, estimulada através dos laboratórios de televisão, rádio, fotografia, imprensa e mídias digitais. Com a finalidade de prover competências técnicas, estratégicas e operacionais que promovam o seu reconhecimento e diferenciação no mercado de trabalho.
Objetivo Geral:
A pós-graduação stricto sensu tem como objetivo dotar os profissionais de conhecimentos, competências e técnicas na área das Ciências da Comunicação. Capacitar profissionais a prática da pesquisa e análise das mais variadas vertentes da comunicação.
Plano de estudo:
Conforme Despacho nº 18 361/2006, DR 2ª série n.º 174, de 8 de setembro, alterado com Despacho n.º 12167/2013,
Ciências da Comunicação 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado 1ª semana 8-12h Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária Evolução da comunicação publicitária 8-13h Evolução da comunicação publicitária / Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade 14-18h Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado 2ª semana 8-12h Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor 8-13h Psicossociologia da Comunicação / Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor 14-18h Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação Psicossociologia da Comunicação 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado 3ª semana 8-12h Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico Metodologia do trabalho cientifico 8-13h Metodologia do trabalho cientifico/ Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia 14-18h Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado 4ª semana 8-12h Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica Gestão da informação: comunicação estratégica 8-13h Gestão da informação: comunicação estratégica / Design, craitividade, inovação e empreendedorismo 14-18h Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo Design, craitividade, inovação e empreendedorismo 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira sábado 5ª semana 8-12h Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing 8-13h Identidade corporativa: comunicação institucional / Agência de relações públicas, de publicidade e de marketing 14-18h Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional Identidade corporativa: comunicação institucional -
Metodologia de Ensino
Os cursos possuem aulas presenciais e online, turmas com brasileiros, períodos de aulas presenciais condensadas em julho de cada ano e aulas online no restante do ano em períodos alternados. A formação teórica será fundamentalmente expositiva, com recurso a suporte de mídia audio-visual, seminários, grupos de discussão, relatórios, laboratórios e clínicas pedagógicas.
No decorrer do primeiro período presencial será selecionado seu orientador e retornará ao Brasil para realizar sua pesquisa em casa. Para acompanhamento terá acesso a área do aluno, com secretaria virtual, biblioteca digital, cacifo, e correio eletrônico.
Visa-se também a participação ativa do aluno em momentos de discussão de ideias, atividades em grupo e aprendizagem baseada em problemas. A formação prática terá um carácter demonstrativo e ativo (caso seja necessário a disciplina). É competência do corpo docente apoiar o trabalho do discente.
A metodologia poderá ser alterada sem aviso prévio pela universidade. -
Plano de Estudos
Conforme Despacho n.º 12167/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro
RAMO: JORNALISMO
1º ANO
UNIDADES CURRICULAR
TEORIA E HISTÓRIA COMPARADA DO JORNALISMO4
JORNALISMO ESPECIALIZADO I: JORNALISMO CULTURAL E CIENTÍFICO COMPARADO9
LABORATÓRIO DE JORNALISMO I: DIÁRIOS DE REFERÊNCIA10
PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
1º ANO
UNIDADES CURRICULAR
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
JORNALISMO ESPECIALIZADO II: JORNALISMO POLÍTICO E ECONÓMICO COMPARADO7
JORNALISMO ESPECIALIZADO III: JORNALISMO INVESTIGATIVO COMPARADO6
LABORATÓRIO DE JORNALISMO II: SEMANÁRIOS E MAGAZINES DE REFERÊNCIA7
LABORATÓRIO DE JORNALISMO III: COMENTARISMO NACIONAL E INTERNACIONAL6
2º ANO
UNIDADES CURRICULAR
ESTÁGIO12
DISSERTAÇÃO48RAMO: RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING
1º ANO
UNIDADES CURRICULAR
EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA6
GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS: PLANEAMENTO DE MARKETING E PUBLICIDADE11
ESTUDOS DE OPINIÃO, PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR6
PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
1º ANO
UNIDADES CURRICULAR
COMUNICAÇÃO GRÁFICA, AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA6
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
DESIGN, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO8
AGÊNCIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS, DE PUBLICIDADE E DE MARKETING6
IDENTIDADE CORPORATIVA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL6
2º ANO
UNIDADES CURRICULAR
ESTÁGIO12
DISSERTAÇÃO48RAMO: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
1º ANO
UNIDADES CURRICULARES
ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DIGITAIS4
PRODUÇÃO, REALIZAÇÃO E EDIÇÃO AUDIOVISUAL10PSICOSSOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO3
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: SOM E IMAGEM9
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO4
1º ANO
UNIDADES CURRICULARES
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA4
DESIGN, INFORGRAFIA E COMUNICAÇÃO GRÁFICA8
TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGEM7
MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO4
PRODUÇÃO DIGITAL MULTIMÉDIA E WEBDESIGN7
2º ANO
UNIDADES CURRICULARES
ESTÁGIO12
DISSERTAÇÃO48